facebook twitter

Site faz streaming de 73 mil câmeras IP de segurança

As dicas de segurança para senhas todo mundo está cansado de ouvir, porém muitas pessoas ainda não seguem ou utilizam estas dicas. Continuam sempre utilizando senhas "padrão" e isso se aplica também nos sistemas de CFTV que estão conecatados em sua maioria na internet. 

 

Só que isso tem um preço: um site provavelmente russo listou 73.011 câmeras IP de vigiância particulares em todo o mundo e está fazendo streaming delas.


Hacker? Nada, seus usuários só nunca mudaram suas senhas-padrão.

 

A quantidade câmeras listadas no site insecam.com é impressionante, e como era de se esperar os Estados Unidos são os campeões do ranking - 11.046 do total de câmeras listadas no site.

 

O Brasil está na 16ª posição com 1.195 dispositivos inseguros. Ao selecionar um país você escolhe qual câmera quer monitorar (por razões de segurança ele não detalha o local exato em que elas estão instaladas, somente a cidade), e o site informa ainda a marca e modelo da câmera, bem como qual o login e senha do mesmo.

 

Um advogado consultado pelo site Motherboard disse que o site viola a lei norte-americana contra fraudes na internet, pois força o acesso a dispositivos protegidos por senha. E nesse caso não importa se a padrão nunca foi alterada. Por mais que protestem o estrado está feito, o barulho só está alto porque o site compilou e reuniu todas essas transmissões num só lugar, mas não é algo tão difícil de encontrar no Google ou no Shodan por exemplo.

 

Não se sabe quanto tempo o site ficará no ar, mas vale lembrar: mude sua senha com frequencia, e nunca deixe somente com senha padrão.

 

origem: http://meiobit.com/302740/site-streaming-73011cameras-ip-usuarios-nao-mudam-senha-padrao/